A lenda da águia e a biologia

Recentemente recebi um e-mail com esta ótima mensagem que, na verdade, eu já conhecia. Entretanto, só desta vez decidi acompanhar com um olhar de biólogo. Como estamos no último dia do ano, assista o vídeo e, na sequência, leia o post com alguns esclarecimentos a respeito da águia:

Ora, enquanto via o vídeo comecei a pensar na seleção natural e considerei complexo demais pra uma águia [1] que, já estando com suas partes (bico, garras, penas) envelhecidas, ainda tinha o gasto de energia de arrancá-las e aguardar – sem comer, pois o bico é quebrado – diversos dias até o mesmo se regenerar.

Então decidi pesquisar e encontrei diversos sites [2] esclarecendo que isso não acontece com a águia. Dentre eles, destaco este link:  Artigos.com . Para facilitar, colocarei abaixo um resumo do que é verdadeiro com relação a águia:

- A Águia, uma vez ao ano, substitui suas penas durante a primavera ao verão;
- Ela não quebra seu bico em uma rocha, ele cresce constantemente. Ela o apara de forma natural quando se alimenta, pois assim há o desgaste e mantém o bico no tamanho necessário (fato muito comum em roedores);
- A Águia não fica muito tempo sem se alimentar, ela morreria provavelmente no 08º dia sem alimento.
- A Águia não é a ave que possuí a maior longevidade. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 30 anos (e não setenta anos, como mencionado).

Harpia harpyja > Conhecido como gavião-real. Ave rara encontrada na Amazônia e alguns outros estados.

É isso pessoal.  A lenda da águia é bem antiga, li que desde a idade média já haviam relatos parecidos com essa história a respeito da águia. A mesma traz toda uma simbologia em diversos povos, mas ainda desconheço. Você que está lendo, conhece algo da simbologia da águia e pode compartilhar conosco? Comente no post.

Um feliz 2010 a todos nós, e que a lenda, mesmo não tendo fatos reais, nos traga pra uma reflexão da necessidade de nos renovarmos e entrarmos neste ano com disposição pra efetuarmos as transformações necessárias em nossas vidas.

——————————————-

[1] Existem diversas espécies de águias e o texto não especifica qual é. A que aparece em imagens com mais freqüência é a Haliaetus leucocephalus (águia careca ou águia americana).

[2] Infelizmente não encontrei nenhum artigo científico que fale mais a respeito dos detalhes citados. Se você souber, informe por favor.

Chicken Wins

~ por Moisés Lisbôa em 31/12/2009.

2 Respostas to “A lenda da águia e a biologia”

  1. gostaria como vc de saber detales biologicos comprovados sobre a aguia

  2. Até onde me recordo, existem diversos escritos e palestras motivacionais centralizados na suposta nobreza e majestade da águia. Músicas também tratam deste tema. Há até um livro que traça uma comparação metafórica entre a águia e a galinha. Penso que este assunto, se não analisado de maneira mais racional, pode ser perigoso, não pela parte da renovação, que acho importante, mas pela deturpação do que se pode entender como ter “espírito de águia”. Algumas pessoas podem se julgar “águias” e sem notar passarem a se sentir melhores e mais capazes que as outras (alguns escritos comparativos sugerem isto). Daí podem surgir as discriminações, os que se julgam mais elevados se sentirem “águias”, e os mais recatados serem vistos como inferiores, sem capacidade, sem determinação. O indivíduo sem maturidade suficiente e que se vê como águia corre o risco de se tornar presunçoso, vaidoso, com complexo de superioridade. No campo puramente metafórico parece que a águia não contribui muito para a melhora do mundo; primeiro, porque se isola no alto das montanhas e não participa do que ocorre na base, onde estão as mazelas e virtudes do ser humano, ficando afastada e alheia a tudo isto; segundo, porque não se relaciona, não partilha, não vive verdadeiramente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: